O que é o Acolhe UFSC?
O Acolhe UFSC é um nome carinhoso atribuído a um convite para que a universidade se constitua como um espaço acolhedor para toda a sua comunidade; a um princípio para a sustentação da multiplicidade de experiências, saberes e vidas; e para fazer referência a um conjunto de ações que colaboram para a promoção da saúde mental na universidade.
A expressão Acolhe UFSC emergiu no desenvolvimento dos trabalhos frente aos efeitos psicossociais da pandemia da COVID-19 na comunidade, resultando na aprovação da Política de Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Promoção de Saúde em 2022 – uma formulação pioneira nas universidades federais do Brasil – institucionalmente vinculada ao Gabinete da Reitoria da UFSC. Mais informações: clique aqui.
Mas o que é saúde mental?
Fazendo crítica à dicotomia saúde-doença que historicamente tem conduzido à moralização e à segregação das múltiplas experiências na sociedade e na educação, entendemos saúde mental como:
- um campo de saberes e práticas que colaboram para o acolhimento, escuta e reflexão sobre o sofrimento;
- um conjunto de elementos e processos que potencializa o laço social;
- uma forma de promover saúde;
- uma política orientada por um projeto emancipatório;
E considerando que a UFSC é uma instituição de educação, importa-nos:
- acolher os sujeitos em sofrimento – em articulação com as redes públicas de saúde;
- reconhecer o que produz, atualiza e intensifica o sofrimento na universidade;
- buscar formas de transformar os processos que o geram; e
- consequentemente, promover saúde mental, colaborando para a permanência estudantil, para a qualidade do trabalho e para a formação humana.




